ESCOLAS

ATIVIDADES PARA ESCOLAS

CONTATE-NOS

Atividades escolares complementares

A Quinta da Escola foi criada com o objetivo de proporcionar às escolas um espaço único onde possam desenvolver as suas atividades de complemento escolar. No nosso espaço disponibilizamos a professores e educadores uma oportunidade de desenvolverem com os seus alunos, experiências de carácter ambiental no sentido da sensibilização e consciencialização ecológica, em meio natural.

Pela sua localização, a Quinta
da Escola permite ainda a exploração da fauna e flora de uma das reservas mais ricas de Portugal. Pelas suas características únicas os alunos podem desenvolver aprendizagens e conhecimentos travados em sala, num ambiente cheio de atividades ambientais e também lúdico-ambientais e de aventura.

As nossas atividades ambientais baseiam-se nos programas escolares sendo elaboradas e implementadas por técnicos e professores experientes de várias áreas disciplinares e níveis de ensino que conhecem os conteúdos e metas curriculares e adaptam cada atividade à faixa etária dos participantes.

Após u
ma introdução à atividade fazemos várias experiências práticas, de uma forma dinâmica e divertida com jogos didáticos e demonstrações, facilitando o processo de aprendizagem e sensibilização para as questões ambientais e da biodiversidade.

A Quinta da Escola tem ao seu dispor um espaço com cerca de dois hectares e um conjunto de infraestruturas para o desenvolvimento de atividades lúdicas e desportivas. As atividades lúdicas podem ser complementadas com as outras atividades existentes na Quinta.

As atividade
s de Aventura são acompanhadas por monitores credenciados em Desportos Verticais que asseguram o correto funcionamento de todas as atividades, o que proporciona aos visitantes momentos seguros de adrenalina e convívio. São fornecidas, todas as técnicas necessárias à realização das atividades e é utilizado equipamento de segurança individual em todos os participantes.

• Atividades Lúdicas

• Passeio de Burro (até 50 participantes e 4º ano de escolaridade)
    • Fotopaper e/ou Peddy papers
    • Caça ao Tesouro
    • Jogos de Pistas
    • Jogos Tradicionais
    • Tiro com Arco
    • Corrida de Karts a Pedais
    • BTT
    • Minigolfe
    • Pão Caseiro (Para grupos até 50 participantes)
    • Karaoke
    • Jogos Noturnos
    • Piscina
  • Atividades de Aventura

• Arborismo
    • Slide
    • Rappel
    • Parede e Escalada Júnior (até ao 2º ano de escolaridade)
    • Escalada em parede de Obstáculos (a partir do 3º ano de escolaridade)
    • Escalada Homem-Aranha
  • Atividades Lúdico-Ambientais

• Vamos construir um Ninho para Aves
    • Reciclagem de Papel
    • Vamos Fazer um Espantalho
    • Vasinhos de Alfazema
    • Passeio Interpretativo pelo PNSAC
    • A Alfazema da Quinta (saquinhos de cheiro)
    • Visita às Grutas de Santo António (mediante pagamento extra)

A pensar em todas as disciplinas e de forma a aproveitar ao máximo a visita à Quinta da Escola, criámos o Programa Ambiental Lúdico, onde os alunos têm a hipótese de aprofundar os conhecimentos das disciplinas de Estudo do Meio, de Ciências, de Físico-química e muitas outras, complementando o dia com atividades Lúdicas e de Aventura.